Projeto Mão na Lata lança livro com fotografias produzidas por jovens do Complexo da Maré Inspirados os em Machado de Assis e a partir da observação de seu cotidiano, um grupo de adolescentes moradores do Complexo da Maré realizou um ensaio utilizando a técnica de fotografia pinhole e pinlux – câmeras artesanais feitas a partir de latas com um pequeno furo e de caixas de fósforo com filme colorido. As imagens, acompanhadas de narrativas próprias, trazem um olhar sobre a cidade na qual esses jovens vivem e sobre o Rio que um dia abrigou o escritor e suas histórias. O trabalho foi reunido no livro “Cada dia meu pensamento é diferente”, que será lançado nesta quinta-feira (7/3), na Casa França Brasil, na capital fluminese. A iniciativa, promovida pelo projeto Mão na Lata, em parceria com a organização Redes da Maré, conta com o patrocínio da Petrobras.
De acordo com a coordenadora do projeto, a fotógrafa e designer Tatiana Altberg, as fotos e os textos revelam a capacidade sensível dos participantes, ampliada pela experiência prolongada com a leitura da obra do autor. As câmeras artesanais também foram produzidas pelos alunos da oficina, realizada ao loongo do ano passado.
– Os meninos vão aprendendo a pensar as histórias e a gostar de seus personagens, sem se dar conta disso. Construir imagens faz com que eles se envolvam de tal maneira que a resistência em relação à leitura é quebrada aos pouquinhos, e nesse lugar nasce o gosto pela criação, ao invés do medo da prova – conta Tatiana.
O projeto que une literatura e fotografia, geografia urbana e história, pesquisa e arte, oferece ao participante a oportunidade de “viajar” no tempo e no espaço e conhecer a dinâmica da cidade e da sociedade.
A publicação foi composta por três segmentos: no primeiro, tempo presente e tempo passado encontram-se sobrepostos em imagens captadas em lugares do Rio de Janeiro mencionados nos contos ou relacionados com a vida de Machado de Assis, como o morro do Livramento, onde o escritor nasceu. Em seguida, vêm as paisagens externas da Maré, com as fotografias dos lugares por onde os alunos transitam no seu cotidiano. Por fim, o livro revela a intimidade dos espaços de convívio, como as escolas e os lares, em imagens feitas com as câmeras pinlux, com filme colorido.
Confira também a matéria publicada pelo jornal O Globo (versão online) sobre a iniciativa.Serviço: Lançamento do livro “Cada dia meu pensamento é diferente” – Criação coletiva com participantes do Projeto Mão na Lata, jovens do complexo da Maré (204 páginas). Editora Nau.
Data: Dia 7 de março, às 18h
#ficaadica
Nenhum comentário:
Postar um comentário