Postagens populares

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto Mão na Lata lança livro com fotografias produzidas por jovens do Complexo da Maré


Projeto Mão na Lata lança livro com fotografias produzidas por jovens do Complexo da Maré Inspirados os em Machado de Assis e a partir da observação de seu cotidiano, um grupo de adolescentes moradores do Complexo da Maré realizou um ensaio utilizando a técnica de fotografia pinhole e pinlux – câmeras artesanais feitas a partir de latas com um pequeno furo e de caixas de fósforo com filme colorido. As imagens, acompanhadas de narrativas próprias, trazem um olhar sobre a cidade na qual esses jovens vivem e sobre o Rio que um dia abrigou o escritor e suas histórias. O trabalho foi reunido no livro “Cada dia meu pensamento é diferente”, que será lançado nesta quinta-feira (7/3), na Casa França Brasil, na capital fluminese. A iniciativa, promovida pelo projeto Mão na Lata, em parceria com a organização Redes da Maré, conta com o patrocínio da Petrobras.
De acordo com a coordenadora do projeto, a fotógrafa e designer Tatiana Altberg, as fotos e os textos revelam a capacidade sensível dos participantes, ampliada pela experiência prolongada com a leitura da obra do autor. As câmeras artesanais também foram produzidas pelos alunos da oficina, realizada ao loongo do ano passado.
– Os meninos vão aprendendo a pensar as histórias e a gostar de seus personagens, sem se dar conta disso. Construir imagens faz com que eles se envolvam de tal maneira que a resistência em relação à leitura é quebrada aos pouquinhos, e nesse lugar nasce o gosto pela criação, ao invés do medo da prova – conta Tatiana.
O projeto que une literatura e fotografia, geografia urbana e história, pesquisa e arte, oferece ao participante a oportunidade de “viajar” no tempo e no espaço e conhecer a dinâmica da cidade e da sociedade.
A publicação foi composta por três segmentos: no primeiro, tempo presente e tempo passado encontram-se sobrepostos em imagens captadas em lugares do Rio de Janeiro mencionados nos contos ou relacionados com a vida de Machado de Assis, como o morro do Livramento, onde o escritor nasceu. Em seguida, vêm as paisagens externas da Maré, com as fotografias dos lugares por onde os alunos transitam no seu cotidiano. Por fim, o livro revela a intimidade dos espaços de convívio, como as escolas e os lares, em imagens feitas com as câmeras pinlux, com filme colorido.
Confira também a matéria publicada pelo jornal O Globo (versão online) sobre a iniciativa.
Serviço: Lançamento do livro “Cada dia meu pensamento é diferente” – Criação coletiva com participantes do Projeto Mão na Lata, jovens do complexo da Maré (204 páginas). Editora Nau.
Data: Dia 7 de março, às 18h
#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário